Notícias
RS - Sefaz começa treinamento do módulo de monitoramento da Regularidade
O treinamento ocorre de segunda a sexta-feira, no turno da tarde, na sede da Sefaz, em Porto Alegre.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) está promovendo curso para capacitar cerca de 100 gestores de órgãos e Secretarias estaduais para o novo módulo de monitoramento da adimplência do Estado. O treinamento ocorre de segunda a sexta-feira, no turno da tarde, na sede da Sefaz, em Porto Alegre.
Em desenvolvimento há cerca de dois anos, concebido pela equipe da Junta de Coordenação Financeira (JCF) da Sefaz, com o apoio do Tesouro do Estado e desenvolvido em parceria com a Procergs e a empresa Stefanini, o novo módulo foi denominado Regularidade. Tem por objetivo facilitar o acompanhamento das regularidades jurídica, fiscal, econômico-financeira e administrativa pelos órgãos, entidades, fundos e outros poderes com CNPJs vinculados ao Estado do Rio Grande do Sul, em cumprimento ao estabelecido no Decreto nº 48.067, de 31 de maio de 2011.
O Módulo, disponibilizado por meio do Sistema FPE, busca evitar que o Estado fique inadimplente com a União, e consequentemente impedido de receber recursos de transferências voluntárias e operações de crédito. "O módulo tem importância estratégica, pois é fundamental para o Estado manter a sua adimplência", avaliou o secretário adjunto da Fazenda, André Paiva Filho, durante a abertura do treinamento.
Com o lançamento do módulo, o Estado pretende aumentar o índice de regularidade e, deste modo, manter os convênios com a União em dia. Para Luís Antônio Medina Gomez, diretor técnico da JCF, "a informatização, sem dúvida, tornará o processo mais ágil e possibilitará um aumento significativo da adimplência do Estado".
Gomez reforça que o Regularidade será implantado em Agosto e o treinamento envolverá todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta.
Links Úteis
Indicadores de inflação
01/2025 | 02/2025 | 03/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,11% | 1,00% | -0,50% |
IGP-M | 0,27% | 1,06% | -0,34% |
INCC-DI | 0,83% | 0,40% | 0,39% |
INPC (IBGE) | 0,00% | 1,48% | 0,51% |
IPC (FIPE) | 0,24% | 0,51% | 0,62% |
IPC (FGV) | 0,02% | 1,18% | 0,44% |
IPCA (IBGE) | 0,16% | 1,31% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,11% | 1,23% | 0,64% |
IVAR (FGV) | 3,73% | 1,81% | -0,31% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.8052 | 5.8082 |
Euro/Real Brasileiro | 6.67111 | 6.68896 |
Atualizado em: 22/04/2025 05:26 |