Notícias

MT - Novo sistema facilita o trabalho dos profissionais de contabilidade

Várias melhorias vão gerar a redução de gastos do contribuinte, inclusive reduzindo os processos junto à SEFAZ/MT

Fonte: Revista IncorporativaTags: mt

Na última sexta-feira, 23, os profissionais da contabilidade lotaram o Auditório Luzia Guimarães, no Conselho Regional de Contabilidade – CRCMT para assistir a palestra do superintendente de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso - Sefaz/MT, José de Carvalho Mazini, sobre o novo sistema de Conta Corrente Fiscal.

De acordo com Mazini, o sistema Conta Corrente Fiscal 3.0 começaria a operar a partir desta segunda-feira, 26, à disposição dos contribuintes e contabilistas no site da SEFAZ. Ele explica que o sistema usado até então apresentava alguns problemas de ordem técnica, o que prejudicava de certa maneira o relacionamento entre os profissionais e a Secretaria de Fazenda do Estado. “Nesta nova versão do Conta Corrente Fiscal, as dificuldades foram sanadas para facilitar o trabalho dos contabilistas e da SEFAZ”, comenta.

O superintendente citou alguns exemplos de melhorias do sistema. “O contribuinte poderá pagar diversos débitos usando uma só guia. Isso significa uma redução de custo, porque a cada guia emitida, é cobrado um valor. Com o novo Conta Corrente Fiscal, ele pode marcar diversas guias e recolher por um único Documento de Arrecadação (DAR). Outra vantagem é a possibilidade de se pagar o DAR de forma parcial. Se ele não tiver todo o valor da guia do imposto integral, ele pode gerar uma guia parcial para recolhê-la. Isso evita os encargos sobre o residual”, revela. Mazini comenta que as várias melhorias do sistema vão gerar a redução de gastos do contribuinte e facilitar o seu uso, inclusive reduzindo os processos junto à SEFAZ.

O presidente do CRCMT, Ivan Echeverria, ficou bastante satisfeito com o resultado da palestra. “A presença em massa dos profissionais da contabilidade ao evento nos mostra o quanto é importante este intercâmbio entre o CRCMT e a SEFAZ, para que os contabilistas estejam sempre a par das novas normativas, para facilitar o trabalho e manter um bom relacionamento junto à Secretaria”. A empresária contábil e Conselheira do CRCMT, Milva Alessandra Cavalheiro, também achou a iniciativa da palestra muito importante. “Todo o trabalho dos contabilistas ocorre em função do Conta Corrente Fiscal. As mudanças vão ser muito benéficas, pois o uso do sistema ficará mais fácil, o que agilizará nossas atividades”, finaliza.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

12/202401/202502/2025
IGP-DI0,87%0,11%1,00%
IGP-M0,94%0,27%1,06%
INCC-DI0,50%0,83%0,40%
INPC (IBGE)0,48%0,00%
IPC (FIPE)0,34%0,24%
IPC (FGV)0,31%0,02%1,18%
IPCA (IBGE)0,52%0,16%
IPCA-E (IBGE)0,34%0,11%1,23%
IVAR (FGV)-1,28%3,73%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.809 5.82
Euro/Real Brasileiro 6.29604 6.308352
Atualizado em: 10/03/2025 13:23