Notícias
Quase metade dos pequenos negócios investe em propaganda paga na internet
Conclusão é de pesquisa do Sebrae, que aponta que o Instagram vem desbancando o Facebook como rede preferencial para alavancar as vendas
Um levantamento do Sebrae confirma o que muitos consumidores já percebem no dia a dia: cada vez mais, as empresas estão utilizando os meios digitais para vender produtos e serviços. E entre os empreendedores de pequeno porte não é diferente. Quase metade deles (48%) afirma que já pagou para fazer propaganda nas redes sociais ou em outros canais da internet, aponta a 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae. As micro e pequenas empresas (MPE) são as que mais investem nesse tipo de divulgação, com 59%; já entre os microempreendedores individuais (MEI), a proporção dos que dizem reservar parte dos seus recursos para promover as vendas no meio digital é de 39%.
O estudo indica ainda que a proporção de pequenos negócios que vende utilizando qualquer tipo de ferramenta digital mantém-se na casa dos 70%, analisando-se as três últimas edições da pesquisa. Neste levantamento mais recente, que entrevistou donos de pequenos negócios de todo o país no período de 25 de novembro a 17 de dezembro de 2024, setores como indústria alimentícia, serviços pessoais (como diaristas, cuidadores, chaveiro e profissionais de reparos, por exemplo), saúde, educação e economia criativa lideram o ranking das atividades que mais injetam recursos em propaganda paga nos meios digitais.
Outro recorte importante da Pulso mostra que a energia dos empreendedores está aplicada em um ambiente virtual em particular: o das redes sociais, com destaque para o Instagram que, com 60% da preferência dos entrevistados, ultrapassou o Facebook, cujo desempenho caiu de 40% para 34%, ficando em segundo lugar na lista de canal mais utilizado pelos empreendedores. O WhatsApp ainda é o favorito dos empresários, com 81% de votos na pesquisa. Cada entrevistado podia indicar mais de um canal que utiliza.
“Percebemos que o legado da pandemia é a digitalização das empresas. O Instagram aumentou a sua participação no e-commerce nos últimos três anos, passando na frente do Facebook, que detinha uma parte considerável dos empresários”, explica Kennyston Lago, analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae.
As plataformas digitais são um vasto campo de oportunidades. O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor nas compras on-line e o crescimento de soluções financeiras acessíveis impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos.
Kennyston Lago, analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae.
Como melhorar as vendas on-line
Para melhorar ainda mais a presença do pequeno negócio no ambiente digital, o Sebrae orienta investir em presença estratégica nas redes sociais, reforçar a logística das entregas para proporcionar uma experiência positiva ao cliente e manter-se sempre atualizado em relação às melhores práticas do mercado voltadas ao marketing, gestão e vendas.
O Sebrae garante o acesso a uma série de conteúdos que possibilitam ao pequeno negócio se inserir no mercado digital. São capacitações on-line, mentorias, consultorias e cursos voltados para a gestão de negócios digitais. Confira aqui.
Confira os principais dados 9ª edição da Pesquisa Pulso:
- 48% dos pequenos negócios (micro e pequenas empresas + MEI) já pagaram para fazer propaganda nas redes sociais ou na internet;
- 59% das micro e pequenas empresas investem recursos em divulgação on-line:
- 70% dos pequenos negócios vendem utilizando um ou mais tipos de ferramenta digital;
- WhatsApp (81%), Instagram (60%) e Facebook (34%) são os principais canais utilizados pelos empreendedores.
Links Úteis
Indicadores de inflação
12/2024 | 01/2025 | 02/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,87% | 0,11% | |
IGP-M | 0,94% | 0,27% | 1,06% |
INCC-DI | 0,50% | 0,83% | |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,00% | |
IPC (FIPE) | 0,34% | 0,24% | |
IPC (FGV) | 0,31% | 0,02% | |
IPCA (IBGE) | 0,52% | 0,16% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,34% | 0,11% | 1,23% |
IVAR (FGV) | -1,28% | 3,73% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.9031 | 5.9044 |
Euro/Real Brasileiro | 6.1245 | 6.127 |
Atualizado em: 28/02/2025 19:32 |