Notícias

PF investigará crime organizado em setor de combustíveis, diz Lewandowski

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse que o setor tem gerado preocupação nas autoridades

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta quarta-feira (5) que determinará à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito sobre a atuação do crime organizado na distribuição de combustíveis.

“Esse é um setor que está causando enormes prejuízos à economia do país, não só porque é um setor que sonega bilhões de impostos, como também promove a lavagem de dinheiro, a adulteração de combustível e também a formação de cartéis”, disse Lewandowski.

Ainda foram destacados pelo ministro dados do setor privado que revelaram que o crime organizado já estaria controlando 1.100 postos de combustíveis, refinarias e usinas de produção de etanol no Brasil.

Lewandowski explicou que com um inquérito mais abrangente da PF, será possível unificar todas as informações com relação à atividade ilegal.

O anúncio foi feito depois da primeira reunião de um novo núcleo do Ministério da Justiça que tem o foco de combater o crime organizado.

Participaram do encontro, no Palácio da Justiça, em Brasília, representantes de diversos órgãos, como a PF, a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Segundo o ministro, o grupo, que terá encontros mensais, foi criado para monitorar as áreas em que o crime organizado atua. O primeiro setor escolhido foi o de combustíveis, que vem gerando preocupação das autoridades.

O ministro ainda declarou que as investigações apontam a migração do crime organizado das atividades ilegais para as atividades “supostamente” legais.

“Temos a atuação do crime organizado no setor de distribuição de combustível, no setor de distribuição de cigarros, na questão da construção civil, e ultimamente, até com certa preocupação, nós vimos nas últimas eleições a tentativa de infiltração de membros do crime organizado dentre os candidatos a prefeitos e também a vereadores. Nós queremos dizer que o Ministério da Justiça e da Segurança Pública está atento a esse fenômeno”, afirmou.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

12/202401/202502/2025
IGP-DI0,87%0,11%
IGP-M0,94%0,27%1,06%
INCC-DI0,50%0,83%
INPC (IBGE)0,48%0,00%
IPC (FIPE)0,34%0,24%
IPC (FGV)0,31%0,02%
IPCA (IBGE)0,52%0,16%
IPCA-E (IBGE)0,34%0,11%1,23%
IVAR (FGV)-1,28%3,73%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.9031 5.9044
Euro/Real Brasileiro 6.1245 6.127
Atualizado em: 28/02/2025 19:32