Notícias

Trump diz para empresas globais fabricarem nos EUA ou então pagarem tarifas

Presidente dos EUA participou de forma remota do Fórum de Davos nesta quinta-feira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quinta-feira às empresas globais que “fabriquem nos Estados Unidos” ou “simplesmente paguem tarifas”, durante seu discurso para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

“Se não fabricarem seu produto nos EUA, o que é uma prerrogativa deles, então simplesmente terão de pagar uma tarifa, de valores variados”, advertiu Trump, que participou do evento por videoconferência.

O mandatário, que se desculpou por não estar presente em Davos devido à proximidade de sua posse na última segunda-feira, prometeu a essas empresas “os impostos mais baixos do planeta” se elas decidirem transferir sua produção para os EUA.

“Minha mensagem para todas as empresas do mundo é muito simples: venham fabricar seu produto nos EUA, e nós lhes daremos os impostos mais baixos de todas as nações do planeta. Estamos reduzindo-os substancialmente”, declarou.

Trump também disse que as tarifas “direcionariam centenas de bilhões de dólares, e até mesmo trilhões de dólares” para os cofres do Tesouro dos EUA, “para fortalecer nossa economia e pagar nossa dívida”, afirmou.

“Sob o governo Trump, não haverá melhor lugar na Terra para criar empregos, construir fábricas ou desenvolver um negócio do que aqui nos EUA”, acrescentou

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

12/202401/202502/2025
IGP-DI0,87%0,11%
IGP-M0,94%0,27%1,06%
INCC-DI0,50%0,83%
INPC (IBGE)0,48%0,00%
IPC (FIPE)0,34%0,24%
IPC (FGV)0,31%0,02%
IPCA (IBGE)0,52%0,16%
IPCA-E (IBGE)0,34%0,11%1,23%
IVAR (FGV)-1,28%3,73%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.9 5.9125
Euro/Real Brasileiro 6.1226 6.1306
Atualizado em: 03/03/2025 06:26