Notícias
É golpe: 'falsa central telefônica' segue em alta e Itaú orienta clientes
Para se proteger, é primordial nunca fornecer dados bancários pelo telefone
Um dos golpes mais praticados em 2024 segue inspirando alertas em 2025. O banco Itaú emitiu orientações nesta quarta-feira (8) para que clientes se protejam das falsas centrais telefônicas, que costumam entrar em contato por ligação com as pessoas e convencê-las a informações dados financeiros.
Em geral, os bandidos se identificam como funcionários de um banco, alegando que a conta da pessoa está sob forte ameaça de invasão. Para evitar que isso ocorra, segundo o suposto atendente, ela deve informar o número da agência, da conta, do cartão de crédito e a senha.
— A falsa central telefônica ganhou mais força depois da pandemia, devido à maior digitalização da população. Hoje, é possível fazer praticamente tudo remotamente. Os golpistas se aproveitaram dessa evolução digital para implementar esse tipo de golpe, em que a vítima não vê a pessoa com quem está interagindo — diz Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
Como se proteger
Desconfie de ligações - Os golpistas usam tecnologias para fazer uma chamada parecer vir de um número diferente, muitas vezes de um que a vítima reconhece e confia. No entanto, é bom analisar o tom da mensagem. Se forem solicitadas informações pessoais, desligue a ligação.
Nunca forneça informações pelo telefone - Nenhuma empresa ou instituição financeira entra em contato ativamente solicitando dados pessoais ou bancários para realizar um cancelamento ou estorno. Caso isso aconteça, desligue a ligação imediatamente.
Verifique a identidade do atendente - Se receber uma ligação suspeita, solicite o nome do atendente e desligue. Depois, acione a empresa diretamente pelos canais ou números de telefone publicados nos sites oficiais e pergunte se a ligação era legítima.
Não realize transações solicitadas por telefone - Além de não fornecer dados, não realize nenhum pagamento ou transação solicitado por telefone, mesmo que a abordagem pareça confiável.
Caiu no golpe? E agora?
Manter as notificações do banco sempre ligadas para receber alertas é uma boa medida para identificar transações fraudulentas. Caso isso ocorra, é recomendado entrar em contato com o banco imediatamente e fazer um boletim de ocorrência no departamento de polícia mais próximo.
Vale destacar que amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões para o Itaú, através da Central de Atendimento.
- 4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
- 0800-970-4828 – demais localidades
Como costumam ser muitas providências a tomar e o cenário é de nervoso, é permitido pedir que qualquer pessoa ligue para a Central de Atendimento do banco com o CPF da vítima em mãos e siga o passo a passo. O processo é simples e rápido.
Links Úteis
Indicadores de inflação
12/2024 | 01/2025 | 02/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,87% | 0,11% | |
IGP-M | 0,94% | 0,27% | 1,06% |
INCC-DI | 0,50% | 0,83% | |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,00% | |
IPC (FIPE) | 0,34% | 0,24% | |
IPC (FGV) | 0,31% | 0,02% | |
IPCA (IBGE) | 0,52% | 0,16% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,34% | 0,11% | 1,23% |
IVAR (FGV) | -1,28% | 3,73% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.8974 | 5.9101 |
Euro/Real Brasileiro | 6.29 | 6.32511 |
Atualizado em: 03/03/2025 22:00 |