Notícias
Alta no juros de setembro ainda não afetou PIB, afirma IBGE
PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, após um avanço de 1,4% no trimestre anterior
A desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na passagem do segundo para o terceiro trimestre deste ano ainda não tem influência do novo ciclo de alta na taxa básica de juros, a Selic, mas sim da base de comparação elevada, avaliou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, após um avanço de 1,4% no trimestre anterior.
“A política monetária mais restritiva não tem efeito nenhum sobre esse terceiro trimestre, já que o primeiro aumento (na Selic) foi já no final de setembro”, lembrou Palis, acrescentando que, ainda que o período de referência não compute o ciclo de altas, o impacto dos juros sobre a economia costuma ser defasado.
“No terceiro trimestre não tem tanto esse impacto, apesar de que os juros estão num patamar elevado”, acrescentou.
O PIB completou treze trimestres consecutivos de crescimento, alcançando assim um novo patamar recorde no terceiro trimestre de 2024.
“Está com um patamar elevado, porque a gente cresceu muito no primeiro trimestre (1,1%), e no segundo trimestre (1,4%). Mas pode ser também alguma desaceleração, não muito relevante ainda, na economia”, opinou Palis.
No resultado do terceiro trimestre, de alta de 0,9%, Palis disse que o destaque foi a continuidade no crescimento do consumo das famílias (1,5%), mas acompanhado de uma alta ainda maior do investimento (2,1%), com todos os seus componentes também em expansão.
Pelo lado da oferta, os serviços (0,9%) e a indústria de transformação (1,3%) puxaram alta no PIB, concluiu a pesquisadora.
Links Úteis
Indicadores de inflação
12/2024 | 01/2025 | 02/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,87% | 0,11% | |
IGP-M | 0,94% | 0,27% | 1,06% |
INCC-DI | 0,50% | 0,83% | |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,00% | |
IPC (FIPE) | 0,34% | 0,24% | |
IPC (FGV) | 0,31% | 0,02% | |
IPCA (IBGE) | 0,52% | 0,16% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,34% | 0,11% | 1,23% |
IVAR (FGV) | -1,28% | 3,73% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.1543 | 6.1573 |
Euro/Real Brasileiro | 6.46412 | 6.48088 |
Atualizado em: 04/03/2025 12:17 |