Notícias
Evitar o risco de extinção pela IA deve ser prioridade global, alertam especialistas
Carta assinada por executivos e cientistas da área compara potenciais ameaças da tecnologia a pandemia e guerra nuclear
O Centro de Segurança de Inteligência Artificial (Cais, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos, divulgou nesta terça-feira (30) uma carta assinada por alguns dos principais executivos envolvidos no desenvolvimento da IA para alertar sobre o potencial de a tecnologia extinguir a humanidade.
Assinado por mais 350 nomes do setor – incluindo Sam Altman, cofundador da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT -, o documento visa fomentar discussões sobre possíveis futuras ameaças da inteligência artificial avançada.
“Mitigar o risco de extinção pela inteligência artificial deve ser uma prioridade global ao lado de outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear”, diz o texto.
Além de gestores de big techs como Microsoft e Google, a declaração conjunta reúne, entre seus signatários, cientistas e professores internacionalmente renomados, como Geoffrey Hinton, da Universidade de Toronto (Canadá), e Yoshua Bengio, da Universidade de Montreal (Canadá) – ambos considerados, ao lado de Yann LeCun, os “padrinhos da inteligência artificial”.
Em entrevista à Reuters, Hinton já havia alertado que a IA pode representar uma ameaça “mais urgente” para a humanidade do que a mudança climática.
No final de março, uma outra carta aberta, assinada coletivamente por personalidades como o bilionário Elon Musk, o escritor Yuval Harari e mais de mil especialistas, pediu que fosse adotada uma pausa de seis meses em pesquisas sobre sistemas avançados de IA, destacando que o avanço desenfreado da tecnologia representa “grandes riscos para a humanidade”.
(com Reuters)
Links Úteis
Indicadores de inflação
01/2025 | 02/2025 | 03/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,11% | 1,00% | -0,50% |
IGP-M | 0,27% | 1,06% | -0,34% |
INCC-DI | 0,83% | 0,40% | 0,39% |
INPC (IBGE) | 0,00% | 1,48% | 0,51% |
IPC (FIPE) | 0,24% | 0,51% | 0,62% |
IPC (FGV) | 0,02% | 1,18% | 0,44% |
IPCA (IBGE) | 0,16% | 1,31% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,11% | 1,23% | 0,64% |
IVAR (FGV) | 3,73% | 1,81% | -0,31% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.8054 | 5.8154 |
Euro/Real Brasileiro | 6.59631 | 6.61376 |
Atualizado em: 19/04/2025 09:44 |