Notícias
Saber ouvir o funcionário dá retorno
Uma das principais fontes de informação para o dono de uma empresa é sua própria equipe
Há empresários muito convictos na maneira de conduzir seus negócios. Por um lado é bom, pois é preciso ter firmeza para iniciar e manter um empreendimento. Por outro, essa postura pode virar uma armadilha. De tão centrados em suas ideias, acabam se isolando e não enxergam quem está em volta. Pecam no ofício de saber ouvir. E uma das principais fontes de informação para o dono de uma empresa é sua própria equipe. Daí a importância de manter-se receptivo para o que o funcionário tem a dizer.
Nem sempre o empregado vai trazer uma sugestão que realmente contribua para aperfeiçoar um produto, serviço ou processo. Tampouco o proprietário do negócio vai estar sempre certo e ter a solução na palma da mão. É natural que seja assim. Mas a comunicação entre eles abre a porta para avanços. Quando os funcionários têm a oportunidade de participar e se expressar, eles se sentem mais integrados à empresa e motivados.
Para promover o engajamento e a troca de ideias, o empreendedor precisa sair da sua “torre de marfim”. Saber se a equipe está satisfeita, quais suas necessidades e o que pode ser melhorado é o caminho para construir uma relação colaborativa, que vai além de cada um cumprir estritamente sua função.
Um passeio do dono por todas as áreas da empresa durante o expediente e uma conversa individual com as pessoas no local onde cada um cumpre sua jornada pode ser bem proveitoso. Os funcionários conhecem bem os detalhes de suas funções e certamente têm alguma observação a fazer sobre seu campo de atuação. Ouvir o funcionário é uma demonstração de interesse por parte do patrão e ainda permite tomar pé de situações que não chegam a ele se fechado em sua sala.
Muitos varejistas têm uma caixa para sugestões dos clientes. Por que não uma para os empregados? Ou um e-mail para eles se manifestarem? Que tal designar alguém para centralizar as comunicações sobre o que ocorreu no dia e depois repassar ao dono da empresa?
Mas um detalhe é fundamental: todas as sugestões merecem resposta, senão, com o tempo o “cliente interno” perderá o estímulo para falar.
Uma maior interação entre empresário e funcionários, com troca de informações, pode resultar em mais produtividade e ganhos, combinação sempre bem-vinda.
Links Úteis
Indicadores de inflação
12/2024 | 01/2025 | 02/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,87% | 0,11% | 1,00% |
IGP-M | 0,94% | 0,27% | 1,06% |
INCC-DI | 0,50% | 0,83% | 0,40% |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,00% | 1,48% |
IPC (FIPE) | 0,34% | 0,24% | 0,51% |
IPC (FGV) | 0,31% | 0,02% | 1,18% |
IPCA (IBGE) | 0,52% | 0,16% | 1,31% |
IPCA-E (IBGE) | 0,34% | 0,11% | 1,23% |
IVAR (FGV) | -1,28% | 3,73% | 1,81% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7989 | 5.8009 |
Euro/Real Brasileiro | 6.30875 | 6.31154 |
Atualizado em: 13/03/2025 02:49 |