Notícias

Soluções para o avanço de negócios consolidados

Gestores reunidos em Brasília esta semana discutem Programa Sebrae para Empresas Avançadas

Autor: Regina MamedeFonte: Portal Sebrae

O Sebrae desenvolveu uma série de soluções para empresas que já superaram problemas básicos de gestão e têm outras prioridades como definir novas estratégias, adotar inovações ou investir na internacionalização do negócio.

As estratégias para disseminar o Programa Sebrae para Empresas Avançadas estão sendo discutidas por todos os gestores estaduais da instituição durante Semana de Capacitação que está sendo realizada esta semana em Brasília (DF). O encontro reúne funcionários de todo o sistema até sexta-feira (16) para debater os diversos programas e produtos do Sebrae.

O Empresas Avançadas conta com diversas ferramentas, como consultorias e cursos. Como parâmetros básicos, o programa foi desenvolvido para empresas com dois anos ou mais de vida, 10 funcionários ou mais e que buscam modelos mais avançados de gestão ou aprimoramento dos já existentes.

“Com o conjunto de soluções que oferecemos queremos mudar a percepção do empresário de que o Sebrae serve apenas para quem quer abrir um negócio ou para quem acabou de entrar no mundo empresarial. Nós queremos conquistar este cliente”, definiu a gerente de Capacitação Empresarial, Mirela Malvestiti.

Neste encontro com os gestores, a gerente enfatizou ainda a importância de se detectar a necessidade de cada empresa e a aplicação de uma única solução por vez, até que os novos processos sejam internalizados. Outra recomendação importante, segundo ela, é a participação do dono da empresa ou de funcionários que tenham poder de decisão para que o processo de mudança seja efetivo. 

Desmistificar este tipo de atendimento é a maior preocupação dos gestores. O conjunto de soluções integra capacitação em Estratégias Empresariais, Gestão da Inovação, Planejando para Internacionalizar, Gestão Financeira, Encontros Empresariais e Empretec.

Na avaliação da gerente de Capacitação do Sebrae/AM, Maria José Alves da Silva, todos os processos levam a um mesmo ponto: olhar para dentro do próprio negócio. “Qualquer que seja a demanda, os empresários, quando participam de uma solução, se dão conta da quantidade de informações preciosas que passam despercebidas porque estão, por exemplo, não mão de gerentes. Daí, a importância deles no processo de decisão”.

Várias estratégias de divulgação estão sendo adotadas pelos gestores estaduais: da visita pessoal a potenciais clientes, passando pela divulgação em rádio, televisão e imprensa, até lançamentos oficiais nas sedes das unidades estaduais do Sebrae, em integração com outros parceiros, com seminários de sensibilização e convênio com cartão de crédito para facilitar o pagamento.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

12/202401/202502/2025
IGP-DI0,87%0,11%1,00%
IGP-M0,94%0,27%1,06%
INCC-DI0,50%0,83%0,40%
INPC (IBGE)0,48%0,00%1,48%
IPC (FIPE)0,34%0,24%0,51%
IPC (FGV)0,31%0,02%1,18%
IPCA (IBGE)0,52%0,16%1,31%
IPCA-E (IBGE)0,34%0,11%1,23%
IVAR (FGV)-1,28%3,73%1,81%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.6848 5.6868
Euro/Real Brasileiro 6.2135 6.2162
Atualizado em: 18/03/2025 08:40