Notícias
Corrida pela banda larga foi maior do que o esperado, diz Anatel
Em agosto, a Anatel suspendeu o Speedy por causa de panes constantes na rede
A corrida pelo serviço de internet banda larga móvel no Brasil foi totalmente inesperada pelas operadoras e para o governo. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, disse que o serviço foi vendido muito mais do que se podia esperar, e está sendo usado muito mais do que em qualquer lugar no mundo.
"As operadoras fizeram previsões e perceberam que, se continuassem vendendo o que estavam vendendo, teriam problemas de rede’’, disse o presidente da Anatel.
Para Jarbas Valente, conselheiro da Anatel, o momento das operadoras é de pisar no freio e repensar suas redes. Valente estima que cada empresa terá que investir R$ 1 bilhão em infraestrutura para suprir a demanda por banda larga móvel.
Prevenção. Para evitar mais problemas com internet banda larga e acompanhar de perto as operadoras, a Anatel criou dois grupos de trabalho, um técnico e outro estratégico, para se reunir com as empresas e atuar preventivamente.
De acordo com o presidente da agência, formas alternativas de sanção serão aplicadas às operadoras, para evitar medidas cautelares como a aplicada à Telefônica em junho deste ano - que suspendeu a venda do Speedy por causa de panes e aumento do número de reclamações dos usuários.
Em agosto, a Anatel só liberou a venda do Speedy após a Telefônica apresentar um plano de melhorias que duraria até 180 dias para ser aplicado.
Operadoras afirmam que já investem em qualidade de rede
A qualidade faz parte dos planos de investimento, segundo as operadoras. A Tim afirma que os investimentos de 2009 irão somar R$ 2,3 bilhões, dos quais 60% são para rede, "visando a qualidade e ampliação da oferta de seus serviços e produtos".
Já a Vivo informa que nos últimos dois anos investiu R$ 8 bilhões no país. Parte desse valor foi dedicado à ampliação e melhoria da sua rede. A empresa garante que faz a expansão "mantendo uma alta taxa de cumprimento das metas de qualidade estipuladas pela Anatel, com média de 99,9% de atendimento".
Já a Oi informa que, pelo fato de contar com uma rede 3G implantada há pouco mais de um ano, tem capacidade para suportar o crescimento do tráfego e do número de usuários, sem prejuízo para os serviços de voz. (Eduardo Castor)
Flash
Suspenso. A venda do Speedy ficou suspensa por dois meses, depois de sucessivas panes nos serviços. A Anatel liberou a venda novamente no fim de agosto.
Links Úteis
Indicadores de inflação
12/2024 | 01/2025 | 02/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,87% | 0,11% | 1,00% |
IGP-M | 0,94% | 0,27% | 1,06% |
INCC-DI | 0,50% | 0,83% | 0,40% |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,00% | 1,48% |
IPC (FIPE) | 0,34% | 0,24% | 0,51% |
IPC (FGV) | 0,31% | 0,02% | 1,18% |
IPCA (IBGE) | 0,52% | 0,16% | 1,31% |
IPCA-E (IBGE) | 0,34% | 0,11% | 1,23% |
IVAR (FGV) | -1,28% | 3,73% | 1,81% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7452 | 5.7472 |
Euro/Real Brasileiro | 6.25156 | 6.25508 |
Atualizado em: 14/03/2025 18:31 |