Notícias
Prepare-se: 2020 será o ano do trabalho temporário
Depois de um ano com mudanças na legislação trabalhista, será que o mercado de trabalho para temporários melhorou?
Depois de um ano com mudanças na legislação trabalhista, será que o mercado de trabalho para temporários melhorou? Pode apostar que sim! A Associação de Agências de Trabalho Temporário (Asserttem) apontou em um levantamento recente que, seguindo a onda dos últimos cinco meses do ano, devemos ter mais contratações do que as 570 mil da previsão feita em setembro, podendo aumentar em mais 7 mil vagas! O trabalho temporário para 2020, portanto, será uma realidade consolidada!
Hallison Firmino, analista de recrutamento da RH NOSSA, sente que o mercado está aquecido e a demanda que estava equilibrada em junho, já está em uma curva ascendente para cima: "Surgiram inúmeras vagas dentro de um nível que, posso afirmar, é uma melhora se compararmos 2019 com 2018. Em dezembro já sentimos que algumas empresas começaram a ter uma demanda maior de trabalho na questão das vagas temporárias pela demanda excedente de trabalho, com novas vagas" explica.
Otimismo está em alta
Eliane Catalano, que é Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, entende que muito deste crescimento é devido ao otimismo por parte dos empresários. O ano de 2019 começou de maneira bem otimista e, mesmo que no meio do ano estas vagas estivessem um pouco congeladas, agora o cenário é diferente:
"Tivemos alguns incentivos e, este otimismo, está voltando. Muitas empresas tiveram uma movimentação extra por conta de eventos e feiras, principalmente no segmento automotivo. O segmento agrícola também foi muito bem neste ano. No geral, precisamos considerar que a chegada do final do ano traz necessidades sazonais pontuais, principalmente nos setores de produção e logística".
2020: Pode se preparar!
Catalano reforça ainda que toda a questão legal para terceirização e temporário acabou abrindo o leque e as empresas estão buscando esta mão de obra muito mais do que antes: “Temos agora mais de 2500 funcionários, entre temporários e terceirizados. O ano de 2020, se seguir esta tendência, e, acredito que seguiremos, vamos ter muito mais gente empregada como temporária. É uma porta para conseguir uma vaga efetiva” conclui Catalano.
Sobre a RH NOSSA
Criada em Curitiba no ano de 1993, a RH NOSSA se dedica em buscar soluções para contratação de pessoas para contratações efetivas, trabalhos temporários e terceirização de pessoal. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolve projetos especiais. A RH NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.
Links Úteis
Indicadores de inflação
12/2024 | 01/2025 | 02/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,87% | 0,11% | |
IGP-M | 0,94% | 0,27% | 1,06% |
INCC-DI | 0,50% | 0,83% | |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,00% | |
IPC (FIPE) | 0,34% | 0,24% | |
IPC (FGV) | 0,31% | 0,02% | |
IPCA (IBGE) | 0,52% | 0,16% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,34% | 0,11% | 1,23% |
IVAR (FGV) | -1,28% | 3,73% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7874 | 5.7894 |
Euro/Real Brasileiro | 6.271165 | 6.273919 |
Atualizado em: 10/03/2025 00:17 |